fbpx
Plano Projetos Logomarca Retangular 1 e1529978061639 - O que é Ergonomia - Plano Projetos

O que é Ergonomia

O que é ergonomia e por que você deveria se importar?

Não importa qual seja o segmento em que você atua, a ergonomia no trabalho é um assunto que merece a sua atenção especial e que vai refletir significativamente na produtividade do seu negócio.

Chamamos de ergonomia a interação de uma pessoa com o ambiente em que ela trabalha. Trata-se, inclusive, de um campo de conhecimento, previsto na Legislação pela Norma Regulamentadora 17.

O que ela propõe é a adaptação dos espaços, de forma a melhorar a sua funcionalidade, tornando-os mais seguros para as atividades de trabalho desempenhadas, oferecendo maior conforto, reduzindo o risco de acidentes e das chamadas doenças ocupacionais.

Isso compreende fatores como a postura dos funcionários, a iluminação dos ambientes, ruídos, temperaturas, dentre muitos outros.

É preciso considerar ainda que, a ergonomia promove ganhos no nível psicológico, como a redução de ansiedade e estresse, de forma a impactar positivamente no bem-estar mental dos indivíduos, melhorando assim a capacidade de trabalho e a produtividade.

Objetivos da ergonomia no trabalho

Promover a ergonomia nos ambientes de trabalho tem como principal objetivo a prevenção de acidentes, por meio da diminuição de fatores de risco. Além disso, previne os riscos de desenvolvimento de doenças a longo prazo.

Passa por uma análise criteriosa de postura, dos movimentos corporais realizados, dos equipamentos manuseados e outros fatores que possam oferecer risco a saúde e ao bem-estar do funcionário. A partir disso, aponta as necessidades de intervenções que promovam uma melhor integração entre o local de trabalho e o trabalhador.

 

Benefícios

  • Redução do risco de desenvolvimento de doenças ocupacionais;
  • Redução do número de acidentes de trabalho;
  • Diminuição de gastos com saúde;
  • Aumento do bem-estar dos funcionários;
  • Melhorias na autoestima e da sensação de valorização por parte dos funcionários;
  • Maior produtividade;
  • Redução de atrasos e faltas e de pedidos de demissão.

 

Implantando a ergonomia no dia a dia

É responsabilidade das empresas realizar a implantação da ergonomia e zelar para que as medidas sejam acatadas pelos funcionários e passem a fazer parte da rotina de trabalho. É claro que, também cabe a eles a responsabilidade de acatar as boas práticas implantadas.

Existem vários fatores a serem trabalhados para conseguir uma boa ergonomia no trabalho, como o cuidado com a temperatura do ambiente, com a iluminação, o som, a postura que o funcionário trabalha, a adequação do mobiliário, dentre outros detalhes.

Quanto ao mobiliário, se faz necessária uma atenção especial. A cadeira, por exemplo, é um item que precisa oferecer a altura adequada, devendo ser adaptável com as medidas da mesa. Além de, se adaptar a curvatura da coluna.

Existe uma série de detalhes que o mobiliário ergonômico vai atender de forma muito mais segura do que os móveis comuns.

É possível unir conforto e sofisticação

É possível adequar o ambiente da sua empresa com todos os requisitos para uma boa ergonomia e ainda compor espaços confortáveis e sofisticados.

A Plano Projetos é uma empresa com mais de 30 anos de experiência no ramo e oferece soluções mobiliárias sob medidas para ambientes empresariais e home-offices. Conheça agora mesmo o nosso trabalho.

Com um atendimento de ponta e a melhor qualidade para atender você.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no LinkedIn
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO